Dermatite Seborreica – Causas, Sintomas e Tratamentos

O que é Dermatite Seborreica?

A Dermatite Seborreica, também conhecida com Seborréia, é uma doença de pele muito comum e é classificada como inofensiva. Trata-se de uma inflamação crônica em áreas da pele com grande número de glândulas sebáceas.

Apesar de não ser grave, a Dermatite Seborreica causa desconforto devido à coceira e constrangimento quando apresenta lesões no rosto, por exemplo. As lesões de pele são tipo rash, formam placas vermelhas e podem descamar. Quando aparece no Couro Cabeludo, o sintoma mais comum é a caspa. Além do Couro Cabeludo, as costas, orelhas e peitoral são as regiões em que a Dermatite Seborreica se manifesta com maior freqüência.

A doença acomete aproximadamente 20% da população mundial e os homens são mais acometidos que as mulheres. Não é uma doença contagiosa e não é causada por falta de higiene pessoal. Pode aparecer durante o primeiro ano de vida e após a puberdade, sendo que após a sua manifestação torna-se uma doença crônica, podendo sumir e voltar com freqüência.


O que Causa a Dermatite Seborreica?

Desconfia-se que a oleosidade produzida pelas Glândulas Sebáceas cria um ambiente favorável para o crescimento de fungos do gênero Melassezia, que se alimentam de restos de pele morta e preferem áreas com maior produção de sebo. Porém, ainda não existem evidência de que a Melassezia provoque a Dermatite Seborreica.

O que pode justificar e causar as inflamações é a forma como o sistema imunológico da pessoa lida com a presença da Melassezia, que pode ser irritante para algumas pessoas geneticamente predispostas.

A Dermatite Seborreica não é propriamente uma doença das Glândulas Sebáceas e a doença não provoca um aumento na produção de sebo.


Quais os Sintomas da Dermatite Seborreica?

Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. Entre os sintomas mais comuns podemos destacar:

  • Coceira na área da pele afetada;
  • Oleosidade na pele;
  • Caspa no couro cabeludo, barba, bigode, sobrancelhas e orelha;
  • Pele avermelhada;
  • Descamação da pele;

Como Tratar a Dermatite Seborreica?

O Tratamento da Dermatite Seborreica constitui em tratar os sintomas quando o problema aparece, já que é um incomodo que a pessoa provavelmente terá durante anos. Uma combinação de tratamentos médicos e alteração de estilo de vida pode potencializar e reduzir o número de voltas da doença.

Para tratar o couro cabeludo, podem ser utilizados Shampoos anticaspa com Cetoconazol, Sulfato de Selênio, Ácido Salicílico entre outros componentes.

Já no caso da Dermatite Seborreica se manifestar no corpo, a utilização de cremes e pomada antifúngicas pode ser recomendada.


Ficou com Alguma Dúvida?

Entre em contato com a Clínica Katia Daga e marque uma consulta. Ficaremos felizes em ajudar você a ter Mais Saúde e uma Melhor Qualidade de Vida.
Ligue: (11) 4799-1616.