Estrias – Causas e Tratamentos

O que são Estrias?

Estrias são cicatrizes que se formam com a destruição do colágeno e das fibras elásticas da pele.

Na maioria dos casos, as Estrias não apresentam sintomas, mas em alguns casos podem provocar ardência e coceira no local.


Tipos de Estrias

As Estrias podem ser classificadas em Estrias Recentes e Estrias Antigas. O que diferencia o tipo são as cores, sendo as recentes mais rosadas e as antigas esbranquiçadas.

A coloração das Estrias mudam dependendo do tom de pele. No caso das Estrias Recentes, além da coloração rosada, pode apresentar coceira e processo inflamatório local. Já as Estrias Antigas, não costumam apresentar nenhum sintoma, além das linhas esbranquiçadas devido ao rompimento das fibras elásticas e colágenas.


O que Causa as Estrias?

As Estrias são formadas pelo estiramento rápido da pele, como por exemplo, pessoas que adquirem muito peso rapidamente ou durante puberdade, época de crescimento (estirão). Nesses casos a pele sofre um estiramento maior que o natural e acabam formando as Estrias.

As Grávidas também tem mais facilidade em ter Estrias, devido ao estiramento da pele da barriga, das costas e ganho de peso.

O Fator genético conta bastante para o aparecimento das Estrias.


Como Tratar as Estrias?

Apensar de não existir uma cura para as Estrias, existem tratamentos que melhoram bastante o aspecto das linhas. A produção de colágeno, o tipo de pele e a idade do paciente também influenciam nos resultados dos tratamentos.

O tratamento das Estrias é feito no local em que as Estrias aparecem e depende da fase em que as Estrias se encontram. Quanto antes o tratamento for iniciado, melhores poderão ser os resultados. São usados cremes tópicos, Laser, Peeling e aplicação de ácidos. O Médico Dermatologista é quem vai determinar qual o melhor tratamento para cada caso.

Procedimentos mais Indicados:

  • Ácido Retinóico: Tem a vantagem de ser utilizado em forma de creme em casa mesmo. Estimula a produção de colágeno na área tratada.
  • Infravermelho: A luz infravermelha estimula a produção de colágeno e a remodelação da derme, melhorando a aparência da Estria.
  • Microdermoabrasão: Estimula a produção de células jovens e remove as células envelhecidas. Também ajuda na penetração do ácido retinóico no local do tratamento.
  • Laser Ablativo e Fracionado: Em geral são necessárias poucas sessões e é uma boa opção de tratamento. Utilizado mais em Estrias Antigas.
  • Laser Não-Ablativo: Esse tratamento necessita de mais sessões e pode ser realizado em qualquer tipo de pele.

Ficou com Alguma Dúvida?

Entre em contato com a Clínica Katia Daga e marque uma consulta. Ficaremos felizes em ajudar você a ter Mais Saúde e uma Melhor Qualidade de Vida.
Ligue: (11) 4799-1616.