Micose – Causas, Sintomas e Tratamentos

O que é Micose?

As Micoses são infecções de unha, pele e cabelos causadas por fungos normalmente encontrados em nosso corpo. Porém, esses mesmos fungos podem causar doenças quando se reproduzem rapidamente.


Tipos de Micoses

Conheça os três tipos de Micoses e suas características.


Tinhas

É a Micose que provoca manchas vermelhas de aspecto escamoso, com bordas bem definidas e coceira intensa. Podem aparecer em qualquer parte do corpo, até mesmo no couro cabeludo. Também é chamada de “pé-de-atleta” quando acomete os pés.


Onicomicoses

São as Micoses que acometem as unhas. Esse tipo de Micose pode alterar a cor e a forma da unha, tornando a unha mais grossa e descolada da pele.


Pitiríase Versicolor

Essa Micose apresenta manchas esbranquiçadas na pele com uma fina descamação, variando a tonalidade entre branco e rosa. Normalmente não coçam e aparecem na parte superior do tronco, pescoço, rosto e braços, podendo ser agrupadas ou isoladas.

Pessoas com a pele oleosa estão mais suscetíveis a apresentar a Pitiríase Versicolor, além de ser comum em adolescentes. Pode ser tratada por medicamentos tópicos ou orais.


O que causa a Micose?

As Micoses são contagiosas. A fonte de alimento dos fungos que causam a Micose é a queratina presente em nossa pele, unhas e cabelos.

Condições como baixa imunidade, umidade do local, calor e o uso prolongado de alguns medicamentos, contribuem para o aparecimento das Micoses.

Na maioria das vezes, o nosso sistema imunológico combate sozinho a proliferação dos fungos com a ajuda das bactérias do nosso corpo, que são as responsáveis por conter a reprodução desses fungos.

Pacientes com o sistema imunológico comprometido podem ser incapazes de combater infecções por fungos. As mudanças hormonais em mulheres na pós-menopausa podem reduzir a acidez da sua vagina, tornando-a mais vulneráveis a infecções fúngicas.


Quais os sintomas da Micose?

As Micoses causam manchas brancas ou vermelhas que coçam e apresentam lesões com borda destacada em forma de crosta. Também podem provocar dor e fissuras.

Costumam aparecer entre os dedos dos pés e das mãos, virilhas e axilas, mas podem aparecer em outras partes do corpo.


Como é feito o diagnóstico da Micose?

O diagnóstico da Micose é geralmente feito pela aparência da lesão. É possível também que o Médico faça algumas perguntas com relação aos sintomas e quando eles apareceram.

Uma análise laboratorial feita através do microscópio pode auxiliar no diagnóstico das Micoses.


Quais os Tratamentos para Micose?

As Micoses de unha são as mais difíceis de serem tratadas e geralmente exigem um tratamento mais prolongado.

O tratamento das Micoses deve ter uma dedicação especial para que o problema não volte. Fazer o tratamento todo sem interrupção é fundamental, caso contrário os fungos das camadas mais profundas podem resistir e o problema voltar. A gravidade da infecção irá determinar quais drogas antifúngicas serão usadas.

Cremes antifúngico são usados para Micoses superficiais, enquanto as mais graves podem precisar de injeções ou medicamentos orais. Siga sempre as recomendações do seu Médico Dermatologista, medicamentos antifúngicos são tóxicos para o fígado. Nunca use medicamentos antifúngicos sem acompanhamento e prescrição médica.


Ficou com Alguma Dúvida?

Entre em contato com a Clínica Katia Daga e marque uma consulta. Ficaremos felizes em ajudar você a ter Mais Saúde e uma Melhor Qualidade de Vida.
Ligue: (11) 4799-1616.