O que é Acne?
A Acne é uma doença muito comum na adolescência, mas que pode permanecer até a idade adulta e aparece principalmente nas mulheres. Ocorre quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos pelo sebo e por células mortas, promovendo a proliferação das bactérias que vivem normalmente sobre a pele, gerando assim uma inflamação denominada Acne.
Em alguns casos, dependendo da gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes na pele. O bom é que atualmente existem muitos tratamentos que melhoram o estado geral da pele com Acne e promovem até uma melhora prolongada.
O que provoca a Acne?
A Acne costuma aparecer na adolescência e tem relação com a atividade hormonal. Os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, o que pode provocar o desencadeamento da Acne e provocar alterações como: Pele oleosa, cravos, espinhas, nódulos e consequentemente cicatrizes. A Acne aparece com maior frequência no rosto, mas também pode aparecer nas costas, ombros e peito. Os hormônios sexuais são chamados de Andrógenos e Estrógenos, que são produzidos pelos ovários, testículos e também pelas glândulas supra-renais (glândulas situadas sobre os rins), em ambos os sexos.
Outro fator para o aparecimento da Acne é a predisposição genética de cada pessoa, que pode promover o aumento na produção de sebo na pele.
Quais os Cuidados com Acne?
É importante que a acne seja tratada assim que aparecerem os primeiros sinais. Ao contrário do que muitos ainda acham, a Acne não deve ser encarada como algo “Próprio da puberdade” e não desaparece sozinha com o tempo. A Acne é uma doença que atinge 90% dos adolescentes e metade dos adultos.
O tratamento e controle da Acne é fundamental para a preservação da saúde da pele, da saúde psíquica do paciente, além de razões estéticas e sociais. Vale ressaltar que o tratamento das cicatrizes da Acne na idade adulta é, em muitos casos, complicado e com resultados nem sempre satisfatórios.
Quais os Tratamentos para Acne?
Antes de iniciar o Tratamento da Acne, é de extrema importância a consulta com um bom Dermatologista. Durante a consulta é possível verificar se a doença apresenta lesões não inflamatórias (os cravos) ou inflamatórias, que normalmente promovem o aparecimento das espinhas, nódulos e cistos. Só então o Dermatologista poderá determinar as melhores formas de tratamento da Acne.
Caso a Acne se apresente de forma mais leve, o tratamento pode ser apenas local. Nesse caso, o médico vai determinar qual ou quais os melhores produtos e a sua forma de utilização.
No caso de Acne mais severa, além do tratamento local, o médico poderá recomendar um tratamento também via oral, utilizando-se antibióticos específicos.
Vale lembrar que nenhum artigo ou texto deve substituir a Consulta com o Seu Dermatologista e muito menos a Automedicação. Essa atitude pode colocar em risco a vida do paciente, além de piorar a Acne.
Limpeza de Pele – A limpeza de pele pode ser um ótimo complemento ao tratamento da Acne.
Peelings – Os Peelings (esfoliações químicas) podem ser úteis como coadjuvantes ao tratamento.
Ficou com Alguma Dúvida?
Ligue: (11) 4799-1616.