Herpes Simples – Causas, Sintomas e Tratamentos

O que é Herpes Simples?

A Herpes Simples é um tipo de infecção viral caracterizada pelo surgimento de feridas em qualquer parte do corpo, mas que aparecem geralmente nos lábios ou genitais.


O que Causa a Herpes Simples?

É causada por pelos vírus da herpes humanos HSV-1 (tipo 1) e HSV-2 (tipo 2) e pode ser transmitido pelo contato direto com pessoas infectadas, mesmo que não haja lesão.


Vírus da Herpes Simples HSV-1 (tipo 1)

É o vírus da Herpes Simples mais comum. Esse vírus causa feridas (lesões) nos lábios e no interior da boca, como aftas, ou infecção do olho (principalmente na conjuntiva e na córnea). Pode também causar meningoencefalite, infecção no revestimento de cérebro.

O primeiro contato com esse vírus acontece normalmente na Infância.


Vírus da Herpes Simples HSV-2 (tipo 2)

O vírus tipo 2 é transmitido sexualmente e provoca bolhas, feridas e coceira nas genitais. Esse tipo HSV-2 de vírus da Herpes pode não apresentar sinais em algumas pessoas.

Pode ainda haver Infecção Cruzada dos vírus da Herpes HSV-1 e HSV-2, ou seja, pode-se pegar Herpes genital na boca e Herpes oral em área genital.


Quais os Sintomas da Herpes Simples?

Os primeiros sintomas costumam aparecer após o período de duas semanas de incubação.

Sintomas da Herpes:

  • Lesões genitais ou orais;
  • Sensação de formigamento;
  • Febre durante a infeção;

Os sintomas da Herpes Simples podem ser:

  • Feridas na boca, aftas, úlceras nas gengivas ou genitais;
  • Nódulos Linfáticos aumentados, especialmente na virilha e pescoço;

Como Diagnosticar a Herpes?

O diagnóstico da Herpes pode ser feito através da análise dos sintomas, quando iniciaram esses sintomas e histórico de diagnóstico da Herpes.

Existem ainda outras doenças que podem causar lesões similares à da Herpes, principalmente na região genital. Por esse motivo, é fundamental consultar um Médico da sua confiança.

Além dos exames clínicos feitos pelo Médico, alguns exames laboratoriais como exames de sangue para anticorpos HSV, cultura viral da lesão e teste de anticorpo, podem ajudar à fechar o diagnóstico da Herpes.


Quais os Tratamentos para Herpes Simples?

Em casos mais leves, são necessários apenas tratamentos tópicos para combater a Herpes.

Pessoas com o sistema imunológico comprometido podem optar por fazer o uso contínuo de medicamentos antivirais para evitar manifestações mais graves da Herpes.


Ficou com Alguma Dúvida?

Entre em contato com a Clínica Katia Daga e marque uma consulta. Ficaremos felizes em ajudar você a ter Mais Saúde e uma Melhor Qualidade de Vida.
Ligue: (11) 4799-1616.