A toxina botulínica é um tratamento para rugas com uma substância produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença e proporcionam a suavidade das rugas.
Como promove o efeito tensor sob a pele, o uso estético da toxina botulínica se dá principalmente para suavizar rugas e linhas de expressão na região da face, colo e pescoço.
Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 1992, a toxina botulínica tem indicações estéticas e terapêuticas, como no uso do tratamento para a hiperidrose, que é o excesso de produção de suor em áreas como axila, palma das mãos e planta dos pés.
Como a toxina botulínica funciona?
As rugas são causadas por diversos fatores: envelhecimento, exposição solar exagerada e tabagismo são alguns deles. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto chamadas linhas de expressão.
Com o passar do tempo, essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos.
Quando é injetada nessas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular.
No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:
1 - De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada, não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicada a toxina botulínica.
2 - De forma reparadora: como a toxina botulínica tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.
Contraindicações
A toxina botulínica, assim como todo medicamento, é contraindicada para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, algumas doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.
Ficou com Alguma Dúvida?
Ligue: (11) 4799-1616.