Quelóide (Cicatriz) – Causas, Sintomas e Tratamentos

O que é Queloide?

Queloide é um termo usado para denominar o crescimento em excesso do tecido de cicatrização no local de um ferimento já curado. São lesões salientes, avermelhadas, rosadas ou escuras e podem ocorrer em qualquer cicatriz na pele. Por serem benignos, não contagiosos e indolores, são mais um problema estético do que um problema de saúde.

Costumam ser mais comuns na região dos ombros, nas orelhas e na face. Pode causar coceira na área próxima e sobre o Queloide.


Quais as Causas da Queloide?

Os Queloides podem se formar em qualquer região do corpo em que tenha sido ferido e havido a cicatrização.

Entre elas podemos destacar:

  • Queimaduras;
  • Acne;
  • Cortes cirúrgicos;
  • Tatuagens;
  • Locais de vacinação;

Quais os Tratamentos para Queloide?

Na maioria dos casos, os Queloides não exigem tratamentos. Em alguns casos, pode-se realizar um procedimento cirúrgico para a remover a lesão. A cirurgia pode vir acompanhada de cuidados após cirúrgicos como o uso de corticosteroides e Terapias a Laser. A Crioterapia com Nitrogênio Líquido também pode apresentar bons resultados.

A associação dessas formas de tratamento aumenta as chances de cura do Queloide e diminui a probabilidade de ele retornar.


Ficou com Alguma Dúvida?

Entre em contato com a Clínica Katia Daga e marque uma consulta. Ficaremos felizes em ajudar você a ter Mais Saúde e uma Melhor Qualidade de Vida.
Ligue: (11) 4799-1616.